As Esculturas


   A rua principal está ocupada, em primeiro lugar, por São Gregório, escultura magnífica que, não pertencendo ao Retábulo, tem este lugar de privilégio por ser o santo da povoação, Nossa Senhora da Assunção, a Coroação da Nossa Senhora e o Calvário de Jesús.


Aos lados do Calvário figuram os reis David e Salomão. David, facilmente identificável, com a sua coroa e harpa. Salomão com turbante e uma inscrição que diz: "Domus Dei domus mea..."



No início do segundo andar, as composições pictóricas são representações circulares e amostram-nos os quatro Evangelistas, seguidas por quatro composições representativas de Santas mártires, duas com palmas e duas sem elas. 
Dois escudos coroam o retábulo, em ambos os lados, um da Nossa Senhora e outro do Papa. O Apostolado situado nas quatro ruas menores, três em cada uma, nas quais os Apóstolos, de beleza notória e expressividade, aparecem cada um deles com os seus símbolos interpretativos. Abaixo, no banco do retábulo, há quatro pequenas esculturas de Santo Agostinho, Santo Ambrósio, São Gregório Magno e São Jerônimo, eles foram, com a sua Doutrina e os seus escritos o apoio e sustento das verdades expressas no retábulo.