Interior da Igreja


Nave Central

Em planta é uma construção de ampla nave retangular de quase 15 metros de largura, 27 de comprimento.
A cabeceira, profunda e estreita acaba em testeiro poligonal coberto pelo retábulo.

O acesso à capela-mor efectua-se através de um arco central formado por três semicolunas com bases e capiteis góticos. Dividida em dois tramos, o primeiro vai coberto por abóbada de cruzeiro de seis nervuras, arco toral e abside com abóbada de cruzeiro de seis nervuras diagonais.


Capela dos Santos (antiga localização da Pia Batismal)


Cercada por uns trilhos de madeira e convertida na atual capela para os Santos, foi a antiga localização da pia. Na atualidade, esta pia batismal encontra-se na Capela de Santo André.


Retábulo barroco pelas Bentas Almas do Purgatório

O quadro das Bentas Almas do Purgatório, está alojado num pequeno retábulo barroco (1735-1736), original de António de la Puente y Calva.

A pintura foi restaurada pelo Instituto Central de Belas Artes em 1976.


Quadro de São Pedro Apóstolo


São Pedro aparece a fazer penitência pelo seu pecado nas negações de Jesús na paixão. Eles aparecem na imagem com o símbolo das chaves que o Senhor lhe deu e a memória amarga do galo que cantou pontualmente ao acabarem as negações.

Francisco Mendo Montexo foi o seu autor em 1662.


Capela do Santíssimo


A Capela do Sagrario, que anteriormente era a de Vera-Cruz, tem uma porta em forma de inclinação no muro de maneira que possa ser facilmente vista a lâmpada do Sagrario desde o corredor central do Templo.


Retábulo


Arquitectura


O retábulo foi feito por Alonso Hipólito, e é composto por cinco ruas e três alturas, mais sótão e banco, quatro ruas menores e quatro nichos debaixo das ruas mais estreitas. As ruas principais e as menores são consideradas verticalmente, os pisos eo banco, em sentido horizontal. Sempre usa uma arquitetura avançada e bonita adequando-se perfeitamente à abside.



As Esculturas


   A rua principal está ocupada, em primeiro lugar, por São Gregório, escultura magnífica que, não pertencendo ao Retábulo, tem este lugar de privilégio por ser o santo da povoação, Nossa Senhora da Assunção, a Coroação da Nossa Senhora e o Calvário de Jesús.


Aos lados do Calvário figuram os reis David e Salomão. David, facilmente identificável, com a sua coroa e harpa. Salomão com turbante e uma inscrição que diz: "Domus Dei domus mea..."



No início do segundo andar, as composições pictóricas são representações circulares e amostram-nos os quatro Evangelistas, seguidas por quatro composições representativas de Santas mártires, duas com palmas e duas sem elas. 
Dois escudos coroam o retábulo, em ambos os lados, um da Nossa Senhora e outro do Papa. O Apostolado situado nas quatro ruas menores, três em cada uma, nas quais os Apóstolos, de beleza notória e expressividade, aparecem cada um deles com os seus símbolos interpretativos. Abaixo, no banco do retábulo, há quatro pequenas esculturas de Santo Agostinho, Santo Ambrósio, São Gregório Magno e São Jerônimo, eles foram, com a sua Doutrina e os seus escritos o apoio e sustento das verdades expressas no retábulo.



O Divino e as suas pinturas


O Retábulo é uma obra de grande categoria artística pela sua escultura e arquitetura, e pelos seus vinte quadros do pintor Luis de Morales "O Divino". É a maior coleção de obras do pintor preservada e a única que permanece completa no mesmo lugar.

Os temas tratados referem-se de forma narrativa ao Novo Testamento e aparecem sempre no quadro da esquerda para a direita, desde a Anunciação à Nossa Senhora, até o nascimento e a infância, representados no segundo corpo com a Anunciação, A Adoração dos Pastores, A Adoração dos Reis e a Apresentação no Templo. A paixão, morte e ressurreição de Cristo na terceira seção do retábulo representados pela  Oração no horto, A queda caminho do Calvário, Descida da Cruz e o Santo Enterro finalizando o ciclo A descida ao Inferno, Ressurreição de Cristo, A Ascensão do Senhor e Pentecostes, ou a visita do Espírito Santo à Virgem e aos apóstolos, a conceder-lhes o dom de línguas. Outras cenas mais simples e pequenas de santos e profetas, completam a pintura do retábulo localizadas na margem do mesmo, São João Batista, Cristo atado à coluna, Ecce Homo e São Jerónimo.



A sacristia


A Sacristia é um recinto retangular com abóbadas de arestas em cujas uniões aparecem uma meia lua e um rosto, uma estrela de sete pontas e três inscrições cujos textos, traz a data de 1495, na qual é mencionada a data da construção da igreja. 

Juntamente com a sua entrada há um pedestal que suporta uma estátua da Nossa Senhora.



Capela de Santo André


Capela de estilo gótico do século XV, de Pedro de Marquina agora dedicada ao Batismo. Nela encontram-se as imagens de Santa Rita, o Coração de Jesús, um anjo, chamado da Fama feito por Maderuelo Fame em 1588.


Um quadro pintado por Gaspar Gallego em 1605, "batismo de Jesus"


e a completa uma escultura de San Juan Bautista, com a cabeça separada do tronco.




Retábulo de São Pedro

É presidido por uma escultura barroca, dotada de excelente policromia, de São Pedro vestido como o Santo Padre. 
Por cima do nicho em forma de arco foi colocado uma grande terminação vegetal que protege as chaves simbólicas do santo apóstolo. 
Foi criado por Antonio de la Puente y Calva em 1732.


Coro e Órgão


Desde meados do século XVI, há provas documentais da existência de dois órgãos, o de três foles e o real. Para isto foi construída esta plataforma tão lindamente decorada. 

O órgão atual, data de 1859. É um órgão da chamada Cavaillecoll e foi comprado em Paris por mediação da casa de Petit. 
Entrando pela porta principal vêem-se duas colunas segurando o coro. O perfil do coro de estilo plateresco ao que corresponde também toda a decoração da portada principal.